domingo, 1 de setembro de 2013

A ROSEIRA EGOÍSTA

Hoje a minha roseira preferida, justamente a temporã, a que floresce o ano todo, me decepcionou.
Preocupado com seu jeito amuado, acabrunhado, de quem não está bem, fui até ela:
- Porque você está assim? A primavera está chegando, logo as suas amigas estarão floridas também, e você estará cercada de borboletas e colibris, besourinhos de tons metálicos, joaninhas... Ouvindo os trinados dos pássaros... A primavera está chegando, menina!
E ela me interrompeu:
- Isso é que me irrita. Olhe em volta, essas plantinhas sem graça, anônimas o ano todo, rasteiras... Vão florir também, entende?
- Sim, e daí? – Interrompi.
- Você acha isso justo? Elas não são roseiras.
Dei o assunto por encerrado, deitei-me na rede e fiquei pensando: faz sentido, as roseiras do capital também estão fazendo de tudo para impedir que as plantinhas proletárias floresçam nessa primavera.

Francisco Costa

Rio, 31/08/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário